Quando o assunto é tendências para 2020, uma verdade é incontestável: não se pode cometer os erros de 2019. É preciso saber mais! Para te ajudar a refletir, vamos trazer uma série de postagens que reúnem as tendências do Marketing Digital esperadas para o ano que vem.
1. ANÁLISE DO PERFIL DEMOGRÁFICO DAS REDES
O Facebook ainda é maior plataforma de mídia social no mundo. Aos que tem como público-alvo os idosos, a plataforma é imbatível. 41% dos usuários da rede tem idade maior que 65 anos. Nesse contexto, o Facebook tem cada vez menos usuários jovens. Público que está perdendo e outras plataformas, como o Tik Tok, por exemplo.
2. O USO DO “CHAT” VAI AUMENTAR
A expansão das mensagens diretas, principalmente em redes como Instagram e Twitter, por exemplo, chamou atenção das marcas. Seguindo essa tendência, atendentes virtuais se proliferam. Eles simulam um humano e tem a capacidade de aprender com as interações de usuários.
Neste ano, o sistema popularizou e aumento significativamente o uso que, provavelmente, continuará crescendo e sendo uma das principais tendências para 2020 quando o assunto é marketing digital.
3. APOSTE NOS VÍDEOS COMO TENDÊNCIAS PARA 2020
Isso mesmo, o vídeo marketing continua sendo uma aposta para o próximo ano. Prova disso são os números do YouTube, por exemplo, que já tem cerca de 2 bilhões de usuários que assistem vídeos pela plataforma por mês.
E por que os vídeos seguem sendo umas das importantes tendências para 2020? O formato é, de longe, o mais versátil. A produção audiovisual permite a diversidade de abordagem e estilo, além de gerar engajamento uma vez que combina som, imagem e movimento, por exemplo.
4. PROTAGONISMO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Uma das tendências para 2020 também é o aumento do uso da realidade virtual no marketing. Um exemplo disso foi o boom de filtros nos stories do Instagram, por exemplo. E, pelo que se mostra, este tipo de ferramenta é só o começo.
Hoje, os serviços de reconhecimento de voz, por exemplo, conseguem processar até falas difíceis de serem entendidas, como as de idosos e crianças. Cabe às empresas, então, usar essa tendência para consolidar a própria presença.
Exemplo disso são os serviços oferecidos pelo, por exemplo, pela Alexa, que tem a capacidade de encontrar e recomendar lugares aos usuários que estiverem próximos.
As apostas também englobam a realidade aumentada e isso está relacionado diretamente com a personalização da experiência, ou seja, com o desejo dos consumidores por experiências reais.
5. AUMENTO DA PERSONALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Qualquer pessoa que faz uso de redes sociais já percebeu que, com frequência, aparecem nos feeds recomendações baseadas em sua experiência na internet. E isso não é à toa! O objetivo é cada vez mais enriquecer e personalizar a navegação do usuário. A personalização dos conteúdos já vem se desenvolvendo não é de hoje e promete alcançar o auge em 2020.
Dados de um estudo feito pela Accenture Interactive, por exemplo, apontam que 91% dos internautas se declaram mais inclinados a comprar com marcas que entendam e personalizam seus interesses. Prova disso é que o envio de newsletters personalizadas já é algo considerado essencial. A tendência é que esse canal, no ano que se inicia, receba ainda mais atenção.
Contudo, o marketing realizado por e-mail está ganhando novas caras não e a eficácia de um boot (disparo genérico) não é mais como antes. Agora, um e-mail personalizado, por exemplo, pode ser muito mais eficaz. Nota-se, portanto, que o email passou a ser o “gatilho” final para motivar a atenção do usuário que, cada vez mais, está preocupado em ser tratado de forma individual e não coletiva.