Guia Completo sobre Marketing de Relacionamento: 7 Dicas para Você Aplicar no seu Negócio

marketing de relacionamento no instagram

Descubra como o Instagram pode ser uma peça fundamental para a sua estratégia de Marketing de Relacionamento a fim de gerar mais vendas no seu perfil comercial e mais engajamento com o seu negócio. 

O que é Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento pode ser considerado como um conjunto de ações tomadas por uma empresa para manter um relacionamento positivo com os seus clientes.

O objetivo principal é fazer com que os seus clientes se tornem fãs dos produtos e serviços do seu negócio. 

Para isso, você oferece benefícios para garantir que os seus clientes sejam sempre fiéis ao seu negócio, fazendo com que ocorra a fidelização. 

Como Começar a Usar o Marketing de Relacionamento no seu Negócio?

O primeiro passo para implantar um plano de marketing de relacionamento é você começar internamente.

A cultura de fidelização tem início sempre com o público interno.

O colaborador bem informado e motivado já começa a atender ao cliente com entusiasmo, desde o primeiro contato.

A motivação é essencial para gerar uma comunicação mais leve, segura, descomplicada e humanizada.

Por isso, a sua empresa precisa de um sistema de atendimento que conquiste o cliente, de forma que a relação se dirija até a venda e se estenda no pós-venda, para que este cliente realize outras compras no futuro.  

O segredo para um Marketing de Relacionamento de sucesso, que gere frutos, é fazer com que os seus clientes se sintam como uma peça importante dos seus negócios.

Então, trate o seu cliente sempre bem, identificando-o pelo nome, respondendo suas mensagens rapidamente e esclarecendo dúvidas.

Procure ser o mais pontual e atencioso possível nos feedbacks que eles estão aguardando.

Uma das melhores formas para estreitar as relações com seus clientes é utilizar o Instagram, alimentando-o com conteúdo relevante, com o objetivo de personalizar as experiências dos seus clientes.

7 Dicas Infalíveis para Você Fazer Marketing de Relacionamento no Instagram

Dica 1: Trace os seus Objetivos com Clareza

Atualmente, o Instagram se tornou muito mais que uma rede social de compartilhamento de fotos.

É um espaço para socializar, se conectar com amigos, familiares e celebridades e até com clientes. E também é um meio de divulgar o seu negócio e conquistar mais clientes.

Por isso, você precisa definir e deixar claro os objetivos do seu perfil por meio da Bio do Instagram, dos seus conteúdos, destaques e Stories.

Além disso, para o Marketing de Relacionamento do seu negócio, você pode:

  • Mostrar a atmosfera do seu escritório, a cultura da empresa, os prêmios ganhos, os eventos patrocinados;
  • Vender um produto ou serviço: mostrar funcionalidades, casos de sucesso de clientes, aplicações e lançamentos;
  • Apresentar uma inovação e educação de mercado;
  • Impulsionar as visitas para sites: direcionar o público para blog posts, fanpages, páginas de vendas, vídeos do YouTube, WhatsApp e outros;

Dica 2:  Defina Quem é seu Público-Alvo Ideal

Descubra quem são as pessoas que fazem parte do público-alvo e entenda como elas se comportam.

Este é um princípio básico para você alcançar resultados positivos no Instagram.

Então, para estudar e entender o comportamento do seu público, visite perfis de concorrentes, acompanhe os comentários de publicações antigas, analise as hashtags usadas pelo seu público, quais são os horários em que estão online, etc.

Crie estratégias e conteúdos não apenas com a sua personalidade, mas também com dados reais do seu mercado.

Dica 3: Escolha as #Hashtags Certas para os seus posts

As #Hashtags são as palavras-chaves do Instagram.

É por meio delas que você pode ser encontrado pelos seus seguidores e também por novas pessoas do seu público.

Para isso, você precisa saber escolher as hashtags certas, que estão realmente relacionadas ao seu negócio.

No Instagram, você pode utilizar até 30 delas por publicação. Porém, recomendamos que você use até 7 hashtags.

Dessa forma, o seu post poderá ter um alcance maior e mais segmentado, alcançando o seu público-alvo. 

Dica 4: Jamais Esqueça de usar o Instagram Stories

Os Stories é uma das funções principais do Instagram atualmente, é uma forma de interagir e engajar com os seus clientes de forma criativa e única, contando histórias poderosas.

Além disso, os conteúdos ficam em um local privilegiado no Instagram, bem no topo do feed de notícias, o que incentiva os seguidores a clicarem e assistirem. 

Existem diferentes formatos no Instagram Stories tais como fotos, vídeos e outros. Os Stories postados ficam disponíveis para os seus seguidores por apenas 24 horas.

Dica 5: Crie Conteúdos Impossíveis de Serem Ignorados

Para você se aproximar dos seus clientes e conquistar novos, você precisa entregar um conteúdo de qualidade para eles.

Por meio das suas postagens, dê dicas, faça tutoriais e entregue informações que ajudarão a sua audiência.

Conteúdos com informações verdadeiras e de valor ajudam e tiram dúvidas do seu público e, dessa forma, geram maior engajamento e fidelização. 

Existem 4 Tipos de Conteúdos que prendem a atenção das pessoas no Instagram e fazem elas engajarem mais com você, curtindo e comentando as suas postagens.

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Dica 6: Mencione os @usuários para Potencializar seu Engajamento

Quando você menciona uma pessoa no Instagram usando o @nomedoperfil”, ela recebe uma notificação.

Dessa forma, as chances dela clicar se tornam ainda maior.

Use essa estratégia para chamar seu público em postagens, participar de sorteios e promoções exclusivas, entregar brindes, etc.

Mas não esqueça de criar mensagens personalizadas, que demonstrem um atendimento mais pessoal e próximo da sua audiência!

Dica 7: Analise e Otimize seus Resultados

Você pode ler e estudar sobre as melhores formas de gerar engajamento com o seu público, mas só vai saber o que realmente funciona para seus clientes por meio de testes e medição de resultados.

Por isso, sempre analise seus resultados e seus dados para tomar decisões e otimizar suas estratégias.

No perfil comercial do Instagram, a própria plataforma oferece informações e métricas do perfil e do público.

Dessa forma, você pode entender melhor o desempenho e o comportamento dos seus seguidores.

Por isso, fique sempre atento e jamais desconsidere essas informações que te ajudam a potencializar o seu perfil.

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