O Instagram é um dos melhores aplicativos para ver e ser visto no mundo das redes sociais. Segundo os dados divulgados pela própria plataforma, hoje são cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

A cada dia os negócios buscam essa rede para divulgar seus produtos e serviços, e os resultados são animadores. Esse trabalho de divulgação, quando bem feito e bem planejado, pode gerar números significativos de engajamento e de compras ou visibilidade.

Entretanto, para que as ações no Instagram tenham o efeito desejado o primeiro passo é pensar em qual será o público-alvo que se espera atingir nessa empreitada. Tudo que vem depois se baseia nisso: nos hábitos, nos gostos, no comportamento e nos desejos do público-alvo.

Por isso é tão importante dedicar uma boa parte do seu planejamento de ações no Instagram para descobrir e moldar o seu projeto ao público. Entretanto, esse processo nem sempre é fácil e descobrir o seu público pode ser um grande desafio.

Vamos conversar sobre maneiras de ter sucesso ao encontrar o seu público-alvo no Instagram, com dicas e ações efetivas na hora de planejar as ações.

Primeiro, o que é público-alvo?

Os seus produtos ou serviços são direcionados a um ou mais tipos de pessoas, que irão consumir e compartilhar o que você oferece. Esse é o seu público-alvo, quem você quer atingir e que, potencialmente, fechará negócio com você.

É importante pontuar que os públicos podem ser mais amplos ou mais restritos, a depender dos produtos ou serviços oferecidos por cada empresa. Mas, independente disso, conhecê-los é essencial para traçar boas estratégias.

Visto isso, vamos às 15 dicas que vão ajudá-lo a ter sucesso ao encontrar o seu público!

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1 – Gaste um tempo definindo o seu público

Esse é o primeiro passo: quem eu quero atingir? É importante pensar bastante nessa questão, pois as respostas muitas vezes não são óbvias e evidentes como podemos pensar. Às vezes, temos um público maior do que realmente pensamos, e isso é ótimo!

Além disso, se esta etapa for bem feita as seguintes serão muito mais efetivas e ágeis. Com os dados de público você conseguirá definir com maior clareza quais ações serão compatíveis ou não com o seu negócio.

2 – Use e abuse das métricas que o Instagram fornece

Muita gente não sabe ou não usa, mas o próprio Instagram fornece dados muito importantes sobre o seu perfil, desde sexo dos seguidores, até idade, localização e horários de atividade.

Esses números são essenciais! Com eles você consegue perceber onde os seus produtos ou serviços despertam maior interesse, bem como o gênero que mais busca esse tipo de negócio. Também consegue entender os hábitos dos seus seguidores através dos horários em que eles ficam mais ativos.

É bem fácil encontrar essas informações na plataforma. Vá à opção “informações” no seu perfil e lá vão aparecer os dados de cada postagem e também os dados da sua conta no geral. É possível verificar: históricos da quantidade de seguidores, gênero, horário mais ativo e cidade e país de origem.

3 – Crie a “persona” para o seu público-alvo

Elabore por escrito e em detalhes quais são as características do seu público-alvo, o seu cliente final. O que ele come, que lugares ele frequenta, qual sua profissão, por onde ele acessa as redes sociais? Parece bobagem, mas ter isso bem embasado e bem determinado é a melhor maneira de começar suas ações no Instagram.

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Vale ressaltar que esse “cliente ideal” representado pela persona criada é baseado em dados quantitativos e qualitativos obtidos através de pesquisa de mercado e de perfis de concorrentes. Não é uma boa ideia criar uma persona baseada no que você imagina ser o seu público, pois ele pode ser diferente.

3 – Estude os seus concorrentes

Uma boa estratégia para lidar com o seu público-alvo, depois de determinado, é estudar como as contas dos concorrentes se comportam no Instagram. Isso poderá dar um direcionamento do que é efetivo e do que o público gosta.

Mas, cuidado: tenha sua própria personalidade nas redes. Não copie exatamente o que os concorrentes produzem, e sim crie a sua própria “cara” no mundo digital. Também é importante analisar concorrentes que tenham o mesmo público-alvo que você, pois as ações são totalmente dependentes disso.

4 – Converse com seus seguidores

Quer uma ferramenta melhor para interação com seu público do que o Instagram? Aproveite a agilidade da ferramenta para conversar com os seus seguidores e descobrir quais são os seus gostos e desejos. Você pode usar enquetes, caixas de perguntas ou mesmo posts diretos, perguntando a eles o que eles acham sobre determinado assunto ou produto.

Eles podem ser seus melhores aliados na hora de planejar e avaliar as suas ações no Instagram, então não se esqueça de trocar ideias com os seus

seguidores.

5 – Acompanhe as métricas dos seus posts

Quer ter certeza que encontrou seu público-alvo? Esteja sempre de olho nas métricas de popularidades dos seus posts. Eles irão dizer se quem te segue interage com o conteúdo que você produz ou não.

Além disso, esse acompanhamento permite entender quais ações foram eficazes e, assim, manter estratégias que dão resultados positivos. Se os seus posts são muito curtidos, salvos ou compartilhados é sinal que o conteúdo está interessante ao público.

6- Use hashtags para alcançar seu público

As hashtags são muito úteis para indexar o seu Instagram e, assim, atrair a atenção de quem está atrás de determinado tipo de serviço ou produto. Por isso, use!

Sempre que fizer um post faça uma pesquisa de hashtags que estejam relacionadas ao assunto e insira na legenda. Isso é importante por atrair a atenção de pessoas que não são suas seguidoras, mas que se interessam pelo tema.

7 – Publique no horário mais ativo do seu público-alvo

Se você já sabe qual é o seu público e, por meio das métricas, também sabe em qual horário ele está mais ativo no Instagram, vale a pena passar a publicar os seus posts nesses períodos.

Se as pessoas estiverem on-line elas logo vão visualizar o seu conteúdo e gerar um maior engajamento. Lembre-se de estar ativo também interagindo com o público e criando a sensação de proximidade entre eles e você.

8 – Experimente interesses diferentes

Uma boa estratégia é experimentar palavras-chave diferentes para alcançar o público e, depois avaliar quais trouxeram maior engajamento e visualização para o seu perfil.

Se você vende produtos de beleza, por exemplo, faça postagens com as hashtags “produtosdebeleza” e outras com “maquiagem” e veja as métricas de cada uma. Certamente alguma terá melhor performance e essa deverá ser usada em outros posts com o mesmo tema.

9 – Faça parcerias com outras empresas

Estude empresas do mesmo setor que o seu, mas não oferecem os mesmos serviços ou produtos, e experimente fazer parcerias no Instagram.

É provável que os públicos-alvo sejam bem parecidos, uma vez que ambas são de áreas relacionadas, então postagens em conjunto poderão agregar seguidores para os dois perfis. É importante escolher bem com quais perfis atuar, uma vez que a filosofia das empresas precisa ser compatível para não confundir o público.

10 – Aproveite todas as possibilidades do Instagram

Para aumentar o engajamento do Instagram do seu negócio experimente criar conteúdos para todas as possibilidades que a plataforma oferece: post tradicional, post em carrossel, stories, IGTV e reels.

Cada uma dessas opções atingirá o seu público-alvo de maneira diferente e com impactos diferentes. Um perfil diversificado é a melhor maneira de aumentar o leque de alcance na rede social.

Vale a pena lembrar que cada um desses tipos de postagens tem suas especificidades e, por isso, precisa de conteúdos diferenciados. Coisas que funcionam nos stories, por exemplo, podem não gerar tanto engajamento se postados em posts tradicionais do feed.

11 – Tente usar o Instagram Live

Se achar que o Instagram Live é uma boa ferramenta para o seu nicho de mercado, experimente adicionar a ferramenta ao seu leque de opções. Lives geram muito engajamento, principalmente porque conectam diretamente o público-alvo com as pessoas por trás das empresas.

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É importante pensar em um conteúdo que seja interessante e prenda a atenção do seu público-alvo. Afinal, não adianta fazer uma live que ninguém fica por muito tempo assistindo. As mais curtas e diretas são boas opções.

12 – Faça anúncios no Instagram

Uma maneira de impulsionar o seu conteúdo diretamente para o seu público-alvo é realizando ações de anúncios no Instagram. Por meio dessa ferramenta o site possibilita a entrega dos seus posts para públicos bem específicos, mas esse serviço é pago.

É possível escolher para qual gênero, localização ou faixa etária o Instagram vai impulsionar o seu post. É possível realizar anúncios com todos os tipos de posts, exceto lives. A duração da publicidade também é determinada assim que você a contrata, mas pode ser prorrogada a qualquer momento.

13 – Veja as métricas de cada ação dos seus posts

No painel de informações do seu perfil é possível verificar como cada post se comportou em relação a todas as ações disponíveis no Instagram. Ou seja, você pode conferir quantas pessoas salvaram, quantas curtiram, quantas compartilharam e quantas comentaram.

Além disso, o Instagram coloca todos os posts em ordem de quantidade para cada tipo de ação. Você pode conferir, portanto, quais posts foram mais compartilhados. Isso pode ajudar a entender melhor o comportamento do seu público-alvo e como ele costuma interagir com a sua conta.

14 – Não se deixe abater por números baixos no início

Se você está criando agora uma conta no Instagram para a sua empresa e possui números baixos de seguidores ou pouco engajamento, não se deixe abater. Isso é normal e não quer dizer que o seu perfil estará fadado ao fracasso.

O início é sempre mais complicado e exige dedicação e estudo. Com o tempo o seu perfil vai gerar confiança e, através de conteúdos de qualidade, o seu público-alvo irá aparecer. É um trabalho constante e embasado.

Se você não tem tempo ou não se sente apto para gerenciar toda a complexidade que as redes sociais possuem, vale a pena investir em formas automatizadas e eficazes de gerenciamento, como veremos na próxima dica.

15 – Use plataformas de automação e gerenciamento

Certamente existem maneiras mais eficazes de gerenciar a conta no Instagram do seu negócio, principalmente quando não se tem muito domínio das técnicas e estratégias de marketing. A melhor delas é usar plataformas de automação e gerenciamento.

Podemos ajudá-lo nisso!

Podemos sugerir a melhor plataforma: Instaeasy. O app perfeito para divulgar o seu negócio de maneira efetiva e sem ter muito conhecimento em redes sociais. Ele funciona das seguintes maneiras:

Utilizando formas variadas de se conectar com o seu público. Seja por meio de perfis, localizações ou hashtags, o Instaeasy encontra e interage automaticamente com o seu público-alvo. Rápido e automatizado.

Deixando de seguir automaticamente. O Instagram possui um limite de 7.500 seguidores e isso trava a possibilidade do seu perfil se conectar com novos públicos. O Instaeasy deixa de seguir para que você consiga seguir novas pessoas, tudo de maneira automática.

Com interações automáticas. Você não precisa estar conectado para que o Instaeasy siga interagindo com o seu público.

Potencializando o seu resultado. Através das análises das ações o Instaeasy avalia e qualifica o retorno de cada público, hashtag ou localidade. Isso faz com que você não perca tempo com ações sem resultado.

Começar é muito fácil: basta você baixar o Instaeasy no computador clicando aqui e realizar o seu login. Após isso, configure o seu público almejado, com locais, hashtags e perfis. Pronto! Agora basta permanecer com o computador ligado com o Instaeasy logado e começar a atrair novos clientes e conexões.

Como nós temos a garantia de que nossa plataforma vai alavancar o seu perfil da maneira que você espera, oferecemos 5 dias de teste para que você mesmo se certifique disso. É só se cadastrar e aproveitar. Não precisa de cartão de crédito.

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