Com a relevância que as redes sociais adquiriram para os negócios, soluções especializadas para o atendimento do público empresarial foram desenvolvidas pelas plataformas. Entre elas, estão as contas comerciais do Instagram, também chamadas de Instagram Business.
Esta modalidade de perfil oferece diversos recursos específicos para atender às necessidades de empresas que utilizam a rede em sua estratégia de marketing e publicidade. Por meio delas é possível acompanhar objetivamente os resultados das ações nas redes, fator muito importante para as organizações, que devem trabalhar de forma assertiva e orientada aos dados a fim de obter resultados sólidos.
Se você ainda não migrou o perfil da sua empresa no Instagram para uma conta comercial, está na hora. Ainda tem dúvidas? Então continue lendo e saiba por que mudar para um perfil comercial do Instagram!
Acompanhe os resultados da sua empresa
Como empreendedor, você sabe que a cada passo é preciso aferir e analisar os resultados. Desta forma é possível controlar o desempenho do seu negócio e alavancar a performance e a competitividade no mercado.
Com a sua estratégia de redes não pode ser diferente. Para maximizar seus resultados, você precisa saber que tipo de publicação se sai melhor nas plataformas, compreender seu público, entender como ele interage com o seu perfil.
Em uma conta comum, não é possível ter acesso a dados de desempenho. Tudo o que você vai saber é o número de curtidas nos posts e de seguidores do seu perfil. A conta comercial oferece recursos de métricas que lhe permitem acompanhar detalhadamente o desempenho das suas postagens.
O que são e quais são as métricas do perfil comercial do Instagram?
Métricas nada mais são do que as medidas disponíveis para acompanhar o engajamento do seu público, o investimento e os resultados nas ações de marketing. As que nos interessam agora são aquelas disponibilizadas pela conta comercial do Instagram, que são:
• Dados demográficos: localização, faixa etária e gênero da sua base de seguidores;
• Alcance: quantidade de contas que viram seu perfil;
• Impressões: número total de visualizações da postagem;
• Cliques: número de acessos ao link da bio;
• Salvas: quantidade de usuários que salvaram um post;
• Visualizações de vídeos: quantas vezes seu vídeo foi visto (por ao menos 3 segundos);
• Atividades dos seguidores: média da quantidade de vezes que seus seguidores entraram em seu perfil.
Além destas, há ainda outras métricas, específicas dos Stories, que são:
• Respostas: total de visualizações que originaram direct;
• Saídas: número de vezes que um seguidor visitou outro perfil a partir de seus Stories.
Estes dados são extremamente importantes para o seu negócio. A partir da análise e do monitoramento deles, você poderá entender melhor quem é o seu público, como ele se comporta, o que ele gosta de ver.
Tudo isso é a base para uma estratégia de marketing nas redes sociais eficiente e rentável. Os dados fornecem insights importantes para a criação de conteúdo sob medida para o seu público, ajudando a sua marca a ganhar mais valor e fidelizar os clientes.
Além disso, com o acompanhamento destas métricas você pode fazer inúmeros testes para otimizar sua utilização das redes sociais. Por exemplo, descobrir a melhor frequência de postagem para o seu negócio, como as hashtags impactam o alcance das suas publicações, quais os melhores horários para se comunicar com a sua audiência etc.
Botões interativos
Na Internet, usabilidade é tudo. Este termo se refere ao quão orgânica, simples e intuitiva é a navegação em um ambiente virtual. Páginas fáceis de navegar mantém o usuário engajado por mais tempo.
E um dos principais fatores na criação de um sistema de boa usabilidade é o número de cliques. Quanto mais fácil for para o usuário realizar uma ação ou acessar um dado melhor. O objetivo é que ele clique pouco.
Por exemplo, em um perfil comum do Instagram, você pode colocar um link e o seu número de telefone. Para entrar em contato com você por um meio alternativo ao direct, o cliente vai ter que acessar o seu site, ou digitar seu número no discador. São dois ou mais procedimentos para realizar uma única ação: falar com você.
As contas comerciais do Instagram oferecem um excelente recurso para aumentar a usabilidade do seu perfil. Com elas, você pode inserir botões interativos, que direcionem o seu cliente direto para o seu endereço de e-mail ou número de telefone. Isso significa que seu perfil se tornará mais amigável e atraente para o usuário, potencialmente aumentando o número de leads (contatos) que sua empresa vai receber.
Provendo suas publicações
Os posts promovidos são um recurso extremamente valioso para as empresas que apostam no Instagram como estratégia de estabelecimento da sua presença digital. Eles permitem que você alcance um número maior de potenciais clientes e divulgue seus produtos e serviços.
Ou seja, eles tem o poder de aumentar o conhecimento da sua marca no mercado e de auxiliar no processo de vendas do seu negócio. Por isso, os posts promovidos oferecem um excelente ROI (Return Over Investment, ou Retorno Sobre Investimento em português).
Como migrar para o perfil comercial no Instagram
Mudar seu perfil pessoal para uma conta comercial no Instagram é muito simples. Siga o passo a passo a seguir:
• Primeiro acesse as configurações do seu perfil;
• A seguir, acesse a seção “Conta”;
• Nesta área você vai ver a opção: “Mudar para conta comercial”;
• Agora você precisa selecionar entre “Criador de Conteúdo” ou “Empresa”, de acordo com seu segmento de atuação;
• No próximo passo, você receberá algumas opções para visualização da sua conta. Selecione conforme as suas necessidades.
É importante notar que se o perfil pessoal que você quer migrar para conta comercial for privado, será necessário autorizar a transformação em perfil público. Isso ocorre porque não é possível ter uma conta comercial em modo privado no Instagram.
Após realizar estes procedimentos, sua conta comercial já estará pronta. Agora, você vai poder acessar todas as métricas e ferramentas importantes para alavancar o seu negócio na Internet.
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