O Perfil comercial Instagram é uma ferramenta poderosa para fazer com que sua empresa marque presença e ganhe cada vez mais visibilidade no mundo virtual. Entretanto, o que parece ser uma tarefa fácil e intuitiva esconde desafios e armadilhas. Afinal, pequenos erros podem estar atrapalhando a imagem do seu negócio. Eles ainda podem estar escondendo oportunidades de crescimento no seu planejamento de marketing.

Você sabe como utilizar as métricas do seu perfil comercial Instagram para planejar estrategicamente o seu conteúdo?

Entenda, nos próximos tópicos, quais são os principais dados que a sua empresa precisa estar atenta. Saiba, também, como interpretá-los e aplicá-los para fortalecer a sua presença on-line. Vamos lá!

Quais são as métricas do perfil comercial Instagram?

Os dados gerados pelas atividades da sua conta são disponibilizados pelo Instagram apenas para contas comerciais. Portanto, caso o perfil da sua empresa ainda não seja business, será necessário realizar a migração para uma conta profissional. Assim, também vale lembrar que essa é uma prática que demonstra profissionalismo e transmite credibilidade.

Perfil comercial Instagram - homem no tablet.
Perfil comercial Instagram – homem no tablet.

Para acessar as métricas, basta procurar pela aba “informações” após clicar no botão “configurações”. Você terá acesso a uma página dividida em três principais conjuntos de dados. São eles: métricas de atividade, conteúdo e público.

Cada uma delas fornece relatórios sobre diferentes atividades da sua conta. Saber interpretar essas informações e cruzá-las é essencial. Assim, você pode obter insights sobre o comportamento e preferências do seu público. Este é o segredo para gerar conteúdos cada vez mais alinhados ao tipo de perfil que a sua empresa deseja atingir. Saiba mais sobre cada uma delas!

Métricas de atividade

As métricas de atividade mostram, principalmente, as interações do público com o seu conteúdo. Assim, todas as ações executadas na sua conta são contabilizadas. É possível visualizar a evolução no número de atividades ao longo da semana. Você consegue ainda compará-las ao mesmo período dos meses anteriores.

Nesta aba também é possível acessar o número de visitas ao seu perfil. Essa métrica é importante para medir o impacto do seu conteúdo no Instagram. Outro importante apontamento é a quantidade de vezes em que o link da sua biografia foi acessado. Por isso, os dados mostram os acessos ao e-mail e o número de telefone a partir de uma visita ao seu perfil.

Você sabe quantas pessoas o seu conteúdo consegue alcançar? As métricas de alcance e impressões podem te ajudar a dimensionar com objetividade esses dados. Essas informações são organizadas de acordo com o número total e semanal de pessoas alcançadas e de visualizações em suas postagens.

O que fazer com esses dados no seu perfil comercial Instagram?

As métricas de atividades fornecem insights interessantes sobre a taxa de conversão de leads para o site da sua bio. Dessa maneira, também servem para atestar a qualidade das suas chamadas para ação.

Essa é uma oportunidade para analisar se o seu perfil apresenta informações completas e múltiplos canais de contato. Outro ponto importante é observar quais são os mais e menos acessados.

Caso o desempenho seja insatisfatório, teste novos tipos de CTAs e formatos de conteúdo para fazer comparações e aprender mais sobre o seu público.

Métricas de conteúdo

A métrica de conteúdo, por outro lado, oferece informações mais aprofundadas sobre o desempenho de cada um dos seus posts. Dessa maneira, nessa métrica é possível visualizar quais das postagens do seu feed são mais populares e obtiveram maior engajamento.

Além do número total de pessoas que viram a publicação, também é possível acessar informações complementares. Por exemplo, o número de vezes em que o conteúdo foi encaminhado pelo direct messenger, salvo, repostado no recurso histórias ou comentado.

As atividades de compartilhar, salvar, comentar e repostar são os melhores feedbacks para o conteúdo do seu feed. Essas ações demonstram que ele é relevante e está atingindo o público correto. Por isso, as métricas de conteúdo estão entre os principais dados para acompanhar de perto em qualquer estratégia de marketing digital.

O que fazer com esses dados no seu perfil comercial Instagram?

Na prática, o seu conteúdo está sendo relevante para as pessoas que são alcançadas por ele?

Pense na taxa de compartilhamento, cliques no botão salvar e número de comentários como termômetros para o nível de alinhamento e relevância do seu conteúdo.

Se esse número for baixo, pode ser que a sua empresa esteja focando no perfil errado ou exista um desencontro de horários.

Métricas de público

Você conhece bem o público do seu perfil comercial do Instagram? É preciso delinear um perfil conciso para a persona que você está tentando atingir nessa mídia social. Esse passo vai garantir que as estratégias utilizadas por sua empresa são as mais adequadas.

Ainda que o seu negócio conte com uma análise de persona construída a partir de dados de outras plataformas, esses dados devem ser acompanhados. É importante considerar que a persona do seu negócio no Instagram pode ser outra. Saber disso e conhecer os comportamentos e tendências desse público fará toda a diferença para implementar táticas de engajamento.

Por isso, nas métricas de público você conseguirá acessar informações como as principais localizações dos seus seguidores, faixa etária, gênero e períodos de maior atividade.

Perfil comercial Instagram - Métricas.
Perfil comercial Instagram – Métricas.

Com essas informações em mãos, você conseguirá planejar as suas postagens levando em consideração quais são os dias da semana e horários mais estratégicos. Além disso, saberá qual é a linguagem mais atrativa para aquele público e qual formato de conteúdo é mais bem recebido pelos seus seguidores.

O que fazer com esses dados no seu perfil comercial Instagram?

Dados de localização, idade e gênero geram diversas oportunidades para ficar ainda mais próximo do seu público.

Essas informações podem dar oportunidades para parcerias com outras empresas que oferecem produtos e serviços complementares e atuam na mesma região. Ou ainda ajudá-lo a escolher os influenciadores mais adequados para divulgar a sua marca.

Pense nas métricas como dados que serão utilizados para tomar decisões, implementar novas estratégias e planejar novas maneiras para atingir os seus objetivos. É fundamental que você saiba quais são as metas que você quer atingir para saber direcionar essas informações da maneira correta.

Agora que você já sabe quais são as principais métricas que devem ser analisadas no seu perfil comercial do Instagram, que tal conhecer o Instaeasy? Saiba como essa ferramenta de gerenciamento e automação pode otimizar a divulgação da sua empresa. Descubra como implementar boas práticas de marketing digital!

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