O Instagram é uma importante ferramenta de marketing de uma empresa ou uma marca e, hoje em dia, tem sido utilizado por todas as áreas de uma forma bastante intensa e eficiente. No entanto, a fim de que essa estratégia funcione bem, é preciso considerar o modelo de automação.

Isso ocorre porque, para que a plataforma gere bons resultados, ela precisa estar em constante movimento e ter uma alta produtividade, sempre se baseando em qualidade e eficiência. Por outro lado, é humanamente impossível garantir o ritmo acelerado que o Instagram pede, a respeito da conta de uma empresa, sendo tudo feito de uma forma absolutamente manual por profissionais que têm outras funções a desenvolver.

A automação no Instagram vem exatamente de encontro a uma necessidade de executar tarefas dentro da plataforma de uma maneira fácil e rápida, sem exigir que as pessoas percam tempo com isso. Afinal de contas, os profissionais do marketing e os produtores de conteúdo têm muitos outros trabalhos a fazer – as tarefas que possibilitam manter uma boa reputação de uma marca dentro do ambiente online são apenas algumas delas.

Mas, afinal, o que exatamente é a automação no Instagram e como ela é feita? Para responder essa e outras perguntas, preparamos este texto com algumas definições sobre o assunto e um apanhado de mitos e verdades que esclarecerão todas as suas dúvidas a respeito desse recurso.

Acompanhe e saiba tudo sobre esse recurso tão importante que pode mudar a identidade online de uma empresa, proporcionando crescimento, reconhecimento e destaque. Boa leitura!

O que é automação no Instagram e como isso funciona?

As publicações e todas as movimentações de um perfil no Instagram exigem muito tempo e trabalho. Muitas vezes um profissional de uma empresa ou o representante de uma marca não consegue dar conta de alimentar essa rede social de uma maneira que seja suficiente para o perfil conseguir o alcance necessário.

automação no Instagram

Diante disso, entra a automação no Instagram, uma alternativa para agendar publicações, interagir com outros perfis, com hashtags e com público-alvo de forma automática, entre outras ações.

Existem situações em que realizar essas tarefas sem a automação pode ser muito trabalhosa e o processo acaba não sendo feito de uma forma muito eficiente. É por esse motivo que muitas empresas procuram utilizar esse recurso, ao perceberem a importância do Instagram para o negócio, além da necessidade delas em facilitar os processos relacionados à ferramenta.

Resumidamente, utilizar a automoção no Instagram significa realizar todas as tarefas necessárias para o sucesso e destaque de um perfil, de maneira automática, eficiente e sem perda de tempo.

Para qualquer empresa, isso é uma grande vantagem porque, ao invés de ter que contar com um profissional que passa o dia se dedicando a alimentar uma rede social, para que ela tenha o alcance necessário do seu público-alvo, todo o trabalho pode ser feito automaticamente, sendo necessário apenas ajustar algumas configurações e deixar o computador ligado.

Agora que você já entendeu perfeitamente o que significa automação no Instagram, vamos para os mitos e verdades que geralmente são colocados a respeito do funcionamento dessa ferramenta e seus resultados.

A automação aumenta o engajamento: verdade

Um dos principais objetivos ao automatizar é tornar possível uma melhor visibilidade nas redes sociais e isso acontece porque um perfil verdadeiramente ativo passa a ter mais destaque, principalmente se os recursos certos forem utilizados.

A finalidade da estratégia é fazer uma busca por pessoas que possam se interessar por um determinado perfil e mantê-los engajados na conta. Através da automação, torna-se possível garantir que os conteúdos publicados encontrem esse público para que elas passem a seguir aquele perfil e interagir com ele.

E quanto mais atividade na conta, mais pessoas podem ser alcançadas através dos conteúdos, que, se forem interessantes, vão atrair ainda mais seguidores e o perfil ganhará cada vez mais destaque.

É possível agendar as postagens: Verdade

Imagine poder agendar seus posts no feed e nos stories do Instagram para o dia e horário que você quiser, sem precisar acessar sua conta e estar conectado. Com a automação, isso também é possível.

Dessa forma, dá para economizar tempo e ter seus posts publicados na hora certa, como o exato momento do lançamento de um produto ou horário de um evento ou de uma live, por exemplo.

Essa ação é importante, inclusive, para não ser preciso parar em vários momentos do dia, a fim de realizar as publicações. Você pode ter todas elas programadas de uma vez e sendo que posteriormente elas serão disparadas durante todo o dia, com os intervalos necessários.

Vale destacar que, principalmente para as opções de stories, isso é muito interessante, já que se trata de publicações que costumam ser mais frequentes e por permanecerem apenas 24h visíveis, é importante serem disparadas nos momentos mais adequados.

Não se esqueça ainda que o melhor horário para fazer suas publicações depende também da rotina do seu público-alvo. É importante realizar as postagens nos dias e horários em que normalmente a sua audiência está conectada para ter o alcance certo e necessário.

A automação no Instagram irá acabar: Mito

Apesar de o Instagram seguir alguns protocolos com relação às formas de uso da ferramenta, a automação, ao contrário do que muita gente acredita, não irá acabar.

O que acontece é que desde 2016 a rede social começou a fazer uma limpeza de contas fakes para pôr fim à compra e venda de seguidores e curtidas. Essa questão não tem nada a ver com as ferramentas de automação, que permanece sendo utilizado no Instagram e funcionando normalmente.

A automação é responsável pela geração de leads: Verdade

Um dos motivos que fazem as empresas se interessarem tanto pelo uso da automação no Instagram é porque ela tem uma capacidade muito grande de gerar leads.

Isso acontece porque existem ferramentas de segmentação que conseguem chegar a um público que verdadeiramente está interessado naquele segmento específico e dessa forma, se torna muito mais fácil conquistar um determinado grupo de pessoas.

As ferramentas de automação utilizam, inclusive, funções relacionadas à localização dos usuários, além de interações com hashtags, o que torna a segmentação mais específica e eficiente.

Após esse alcance, o próximo passo é gerar conteúdo relevante para esse público, mantê-los como seguidores qualificados e consolidá-los como clientes.

As ferramentas de automação não são seguras: Mito

Obviamente, como ocorre em todos os segmentos, algumas empresas não são completamente idôneas e podem acabar lesando os seus clientes e gerando danos a eles.

Nos casos das empresas que trabalham com ferramentas de automação não é diferente, no entanto, quando você contrata uma empresa responsável e comprometida, não há nenhum risco que precisa ser temido.

Para empresas sérias, o sigilo das informações do cliente é essencial e exatamente por isso, todas as suas senhas são criptografadas em sistema, para que somente ele consiga acessar seu Instagram.

De forma alguma, uma empresa idônea compartilha as informações dos seus clientes seja da forma que for, por isso, não é preciso ficar receoso nesse sentido, já que a confidencialidade das informações é garantida.

A automação permite seguir e deixar de seguir automaticamente: Verdade

Uma das formas de alcançar visibilidade no Instagram é seguir uma boa quantidade de contas. Essa estratégia faz com que um perfil seja notado e, naturalmente, desperta o interesse das pessoas em conhecer melhor aquela empresa, marca ou produto.

Se o conteúdo disponibilizado pela conta for interessante, certamente haverá facilidade para conquistar como seguidores essas pessoas que acabaram de chegar.

Seguir outros usuários é também uma forma de passar a ser seguido, porque é natural que as pessoas na rede social tenham esse comportamento de querer retribuir à ação. Mas precisamos bater na tecla de que é muito importante oferecer um conteúdo relevante, caso contrário, aquele usuário não vai demorar muitos dias para desistir de continuar seguindo sua conta.

Para uma empresa ou marca, tão importante como passar a seguir um usuário é deixar de seguir. Um seguidor que não é qualificado, ou seja, não possui engajamento com o perfil da sua empresa e não proporciona nenhum tipo de retorno a sua marca pode ser uma pedra no sapato.

Considerando que o Instagram tem um número limite de perfis que podem ser seguidos, é importante que a opção de deixar de seguir também seja automatizada, assim, através de uma varredura periódica é possível deixar de acompanhar as contas desqualificadas e dar espaço ao público que realmente é relevante.

Como escolher a melhor ferramenta de automação?

Se você se interessou em automatizar o Instagram do seu negócio, saiba que existem formas específicas de fazer isso acontecer.

automação no Instagram

A automação dessa rede social não é um recurso que a própria plataforma disponibiliza e nesse caso, é necessário contar com os serviços de ferramentas desenvolvidas especialmente para esse tipo de função.

Existem muitas ferramentas de automação disponíveis no mercado, mas nem todas são eficientes e proporcionam os melhores resultados. Na hora de escolher qual empresa você irá contratar para realizar esse tipo de serviço, analise com cautela os seguintes fatores:

– Eficiência e praticidade da ferramenta;

– Clareza nas informações e ofertas de serviços;

– Preços e planos com relação ao orçamento da sua empresa;

– Funções de automação que a ferramenta disponibiliza;

– Agilidade e simplicidade das funções;

– Reputação da empresa que oferece a ferramenta;

– Confiança na empresa e certeza de sua credibilidade.

Um resumo das vantagens da automação no Instagram

Até aqui você naturalmente pôde perceber quais são os benefícios de automatizar o Instagram da sua empresa, mas para deixar tudo ainda mais claro, preparamos um resumo em tópicos das principais funções e vantagens ao utilizar esse recurso em favor do seu negócio. Confira:

– Agendar a postagem no feed e nos stories;

– Facilidade na conexão com seu público-alvo, utilizando segmentação, localizações e hashtags para encontrá-lo e interagir com ele;

– Curtir postagens automaticamente;

– Seguir e deixar de seguir contas automaticamente;

– Buscar seguidores compatíveis com o perfil da sua empresa;

– Acompanhar hashtags relevantes para o seu negócio e chegar a usuários através delas;

– Realizar interações com o público-alvo sem a necessidade de estar conectado;

– Transformar seguidores em leads e leads em clientes;

– Conquistar maior engajamento por parte dos seguidores;

– Economizar tempo e recursos no gerenciamento das redes sociais.

Conclusão

A internet, com o passar do tempo se tornou o motor da publicidade e do marketing e nenhuma empresa perde em tentar se consolidar no mercado através de sua presença digital. Mas é importante dizer que o Instagram se destaca em meio a essa realidade e consegue feitos que nenhum outro canal digital é capaz nos dias atuais.

Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, essa rede social tem se mostrado cada vez mais útil para garantir a presença online das empresas e não podemos deixar de considerar que, diante de uma geração cada vez mais conectada, estar presente nos meios digitais passou a ser a melhor forma de ser visto.

automação no Instagram

Por meio da automação, a possibilidade de alcance do Instagram é muito maior do que quando os processos de interação com o usuário são feitos da forma convencional e podemos afirmar que dificilmente uma conta dentro dessa rede social consegue o destaque devido se não utilizar dos métodos automáticos para gerenciar e alimentar o seu perfil.

Considerando tudo isso, não há razões para um negócio não entrar de cabeça na automação pelo Instagram, até porque, além de todas as demais vantagens, esse costuma ser um serviço com custos baixos, principalmente se formos comparar com os seus excelentes resultados.

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