A Black Friday já se tornou uma data bastante popular em todo o mundo. Só que fica sempre uma questão: como vender mais e não errar? Isso porque estamos falando do dia mais importante do varejo mundial. E para qualquer pergunta, a resposta é simples: planeje-se.

A data, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, dá início à temporada de compras de fim de ano. Por isso, a Black Friday é considerada o melhor e mais lucrativo dia para o comércio.  São adotadas políticas agressivas de mega descontos não só no dia, mas o período em torno da data.  

GERANDO ENCANTAMENTO

Para conseguir oferecer ao público uma ampla variedade de produtos e garantir descontos que ultrapassam os 70% é fundamental atrair a atenção do cliente e, de fato, gerar encantamento. Para isso, bem mais que oferecer mega descontos é preciso conhecer as dores dele. Entender seus anseios e mostrar soluções. O seu produto tem que ser a resposta para as necessidades do cliente, sejam elas urgentes ou não.

BLACK FRIDAY NO BRASIL

No Brasil, a primeira edição do evento foi realizada em 2010 com vendas pela internet. Os brasileiros logo se adaptaram à data. Em 2018, a data registrou alta de 24% em relação ao ano anterior. Cerca de R$ 3,9 bilhões foram movimentados no comércio online entre os dias 22 e 26 de novembro (períodos pré e pós data), de acordo com levantamento da consultoria Ebit/Nielsen.

Para 2019, é esperado um aumento de 18% no faturamento, de acordo com a previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e da Ebit/Nielsen.

COMO VENDER MAIS NA BLACK FRIDAY

O Black Friday é certamente uma oportunidade para conquistar novos clientes e aquecer as vendas de final de ano. Por isso, selecionamos algumas dicas para a sua loja aproveitar a oportunidade. Confira:

  1. Faça um planejamento – aqui o empresário precisa definir a faixa de descontos oferecida; se a participação será virtual, física ou ambos. Um bom servidor (na venda online) é crucial. Além disso, ter um bom controle de custos e de margens de lucro é importante para definir a viabilidade da participação no evento. 
  2. Defina os produtos que entrarão em oferta. Pesquisar os itens mais desejados pelo público dentro do seu nicho pode ser um bom diferencial.
  3. Negocie parcerias com os fornecedores para garantir lucro.
  4. Queime itens de menor giro e libere capital para as compras de Natal. 
  5. Foco na fidelização – Não pense somente no lucro que os clientes podem dar nessa data, pense no potencial deles a longo prazo;
  6. Não engane o consumidor! Descontos irrisórios e falsas promoções logo serão descobertas e, o pior, reveladas publicamente! 

COMO NÃO ERRAR NA BLACK FRIDAY

O Sebrae São Paulo e a Revista Exame fizeram uma lista com os principais erros que o empresário não pode cometer nesta data! Por isso, a partir dela, nós elencamos os principais deslizes que você não deve cometer no processo de como vender mais na Black Friday. 

  1. Não ter um objetivo (ausência de planejamento)
  2. Promoção maquiada (perca de credibilidade)
  3. Não treinar os vendedores – a pior coisa para o cliente será ouvir de imediato as perguntas: “Posso ajudá-lo? Deseja alguma coisa?” Os seus atendentes ou vendedores devem ter a sensibilidade para perceber quando o cliente procura algo e está em dúvida somente pelo olhar, e então dirigir-se a ele para tentar ajudá-lo. Também devem ser treinados para serem simpáticos, mesmo que o cliente queira alguma outra informação que não esteja relacionada diretamente à venda. O importante é que este cliente saia de sua loja com a sensação de que vale a pena voltar.
  4. Não controlar dados – avaliar a lucratividade é crucial para descobrir a real viabilidade de participar do evento 
  5. Focar apenas na “queima de estoque” é um tiro no pé. Os clientes só comprarão algo que eles desejam muito!
  6. Esquecer a renovação: a pior coisa para quem frequenta periodicamente uma loja é se deparar com a mesmice. Por isso, renove a disposição dos seus produtos, sua vitrine e até mesmo o uniforme do pessoal.

Confira o vídeo na íntegra:

Saiba mais sobre este assunto, acessando o site da CBN Grandes Lagos e ouça o podcast que gravamos com este tema para o Inova CBN.

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