Em razão do desenvolvimento constante das redes sociais, além do uso massivo de usuários, o Instagram tornou-se uma estratégia primordial nesse sentido de gerar leads, que é uma das etapas iniciais do Marketing Digital.

Seus clientes também podem estar presentes nesse universo, é por isso que vale a pena pesquisar a sua função comercial (Persona) para determinar as melhores oportunidades.

Antes de ler as dicas que separamos, é muito importante determinar se o seu público-alvo é realmente ativo no aplicativo Instagram. Tenha sempre em mente que as redes sociais são uma ótima maneira de promover suas atividades de Marketing Digital, mas precisam ser mantidas e gerenciadas.

Portanto, você só deve implementar estratégias e investimentos que sejam significativos para a sua empresa. Confira agora mesmo as principais estratégias e práticas para você começar a usar o seu Instagram de forma a captar mais leads. Boa leitura!

Produza conteúdo estratégico

Com base no seu produto ou área de serviço, você pode determinar a melhor frequência de publicação que produz resultados positivos na geração de leads. Normalmente, é necessário encontrar informações de que precisa publicar pelo menos um artigo no Instagram todos os dias para obter o retorno.

Isso faz sentido quando analisamos os públicos que continuam visitando as redes sociais pelo menos diariamente, e essas publicações têm maior probabilidade de atrair as pessoas certas. Com um público base definido, as atualizações regulares no Instagram são uma maneira interessante de seguir gerando conteúdo estratégico de forma útil e relevante.

Porém, mesmo que você não lide com publicações todos os dias, deve sempre levar em consideração a geração de clientes potenciais (leads). Fazer publicações com espaçamento maior de tempo eventualmente perderá o interesse de seus seguidores e ouvintes. A mesma situação pode acontecer quando há muitos lançamentos apelativos, com o intuito apenas de vender um produto sem agregar nada em troca.

Como o Instagram é todo baseado em imagens e vídeos, o lado criativo não pode ser perdido, que é a produção de mensagens completas que podem orientar os espectadores a realizar operações de conversão. Portanto, o aspecto mais criativo possível nas publicações deve ser consistente para agradar os seus clientes e resolver eventuais problemas enfrentados de acordo com o nicho do seu produto.

Utilize o Instagram Ads

Se o seu orçamento de marketing permitir, a publicidade no Instagram é uma ótima opção para complementar sua estratégia e gerar clientes potenciais através do Instagram. Com essa ferramenta do Instragram Ads, você pode segmentar seus produtos de forma bastante personalizada.

A plataforma de negócios do Instagram se conecta diretamente ao Facebook, permitindo que você reúna dois públicos. Por exemplo, duas redes sociais podem ser usadas para desenvolver estratégias de reposicionamento. Ocorre então a combinação do seu conteúdo em duas redes semelhantes em alguns aspectos, e com isso a possibilidade de prospectar mais clientes.

É importante destacar que, ao adotar essa estratégia, lembre-se que o Instagram é uma rede social visual. Em outras palavras, as fotos, vídeos e obras de arte que a maioria das pessoas vê lá são atraentes a ponto de causar empatia com a sua marca.

leads

Se sua conta for sinônimo de uma solicitação de conversão permanente, ela pode não funcionar bem, e o pior pode acontecer: o afastamento dos clientes pois pensarão que a empresa valoriza os lucros acima de tudo mas não entrega nem o básico de oportunidades para os prospects.

Portanto, é melhor buscar o bom senso na hora de oferecer algum produto ao cliente e usar o texto da postagem para inserir o CTA. Habilmente, inclua-o no texto para mostrar aos seguidores que ele receberá ofertas interessantes.

Como o Instagram é uma rede altamente visual, o texto das postagens pode ser ignorado. Mas não fazer boas legendas seria um grande erro. Pense nesses textos curtos como um espaço para CTA de alto impacto. Convide os usuários a comentar, interagir com a marca ou clicar em um link de biografia para receber uma oferta (de preferência, transforme-a em um lead de vendas).

Essa ação é simples e rápida, mas pode melhorar o efeito da estratégia como um todo. Na verdade, é importante ressaltar que não basta só realizar ações grandiosas, mas também utilizar os poucos recursos disponibilizados pelas redes sociais de maneira simples e eficiente.

Faça parcerias com influenciadores

O Instagram tem centenas de milhares de seguidores. Isso significa que a cobertura desses perfis pode ser muito maior do que a sua, o que representa uma ótima estratégia de marketing para sua marca. Alguns desses influenciadores usarão seu desempenho profissional para divulgar as imagens em seus dados pessoais.

Você pode encontrar algum tipo de parceria com influenciadores da sua área e o mesmo público-alvo para iniciar esse relacionamento. O importante é encontrar uma parceria que faça sentido para o seu negócio. Não faz sentido pagar um preço alto por pessoas influentes que não falam com suas personas.

A geração de potenciais clientes e leads será desperdiçada, impossibilitando o investimento. Uma boa dica é buscar parcerias que possam compartilhar com o público páginas relacionadas ao conteúdo que já está em seu perfil.

A chave é entender o potencial dos influenciadores para realmente participar e influenciar o seu público. Uma boa análise de desempenho pode monitorar suas postagens e o comportamento do público por um período de tempo. Se você definir metas iniciais para a parceria, será mais fácil analisar os resultados. Nesse dessa, vale a pena monitorar as métricas e os resultados adquiridos.

Não existe uma fórmula mágica para garantir o sucesso. No entanto, algumas etapas simples (como selecionar influenciadores e analisar resultados) aumentarão a chance de impacto. Também é recomendável formalizar o contrato com essas personalidades para evitar perdas ou transtornos em caso da estratégia não ser executada de maneira correta.

Portanto, é uma boa opção estabelecer uma parceria com profissionais da região que se adequem a esse perfil de autoridade para que possam ajudar seus potenciais clientes. Se você não conhece nenhum influenciador, pode pesquisar em sua própria plataforma ou buscar parcerias com agências de marketing especializadas em influenciadores.

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