A Black Friday já se tornou uma data bastante popular em todo o mundo. Só que fica sempre uma questão: como vender mais e não errar? Isso porque estamos falando do dia mais importante do varejo mundial. E para qualquer pergunta, a resposta é simples: planeje-se.
A data, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, dá início à temporada de compras de fim de ano. Por isso, a Black Friday é considerada o melhor e mais lucrativo dia para o comércio. São adotadas políticas agressivas de mega descontos não só no dia, mas o período em torno da data.
GERANDO ENCANTAMENTO
Para conseguir oferecer ao público uma ampla variedade de produtos e garantir descontos que ultrapassam os 70% é fundamental atrair a atenção do cliente e, de fato, gerar encantamento. Para isso, bem mais que oferecer mega descontos é preciso conhecer as dores dele. Entender seus anseios e mostrar soluções. O seu produto tem que ser a resposta para as necessidades do cliente, sejam elas urgentes ou não.
BLACK FRIDAY NO BRASIL
No Brasil, a primeira edição do evento foi realizada em 2010 com vendas pela internet. Os brasileiros logo se adaptaram à data. Em 2018, a data registrou alta de 24% em relação ao ano anterior. Cerca de R$ 3,9 bilhões foram movimentados no comércio online entre os dias 22 e 26 de novembro (períodos pré e pós data), de acordo com levantamento da consultoria Ebit/Nielsen.
Para 2019, é esperado um aumento de 18% no faturamento, de acordo com a previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e da Ebit/Nielsen.
COMO VENDER MAIS NA BLACK FRIDAY
O Black Friday é certamente uma oportunidade para conquistar novos clientes e aquecer as vendas de final de ano. Por isso, selecionamos algumas dicas para a sua loja aproveitar a oportunidade. Confira:
- Faça um planejamento – aqui o empresário precisa definir a faixa de descontos oferecida; se a participação será virtual, física ou ambos. Um bom servidor (na venda online) é crucial. Além disso, ter um bom controle de custos e de margens de lucro é importante para definir a viabilidade da participação no evento.
- Defina os produtos que entrarão em oferta. Pesquisar os itens mais desejados pelo público dentro do seu nicho pode ser um bom diferencial.
- Negocie parcerias com os fornecedores para garantir lucro.
- Queime itens de menor giro e libere capital para as compras de Natal.
- Foco na fidelização – Não pense somente no lucro que os clientes podem dar nessa data, pense no potencial deles a longo prazo;
- Não engane o consumidor! Descontos irrisórios e falsas promoções logo serão descobertas e, o pior, reveladas publicamente!
COMO NÃO ERRAR NA BLACK FRIDAY
O Sebrae São Paulo e a Revista Exame fizeram uma lista com os principais erros que o empresário não pode cometer nesta data! Por isso, a partir dela, nós elencamos os principais deslizes que você não deve cometer no processo de como vender mais na Black Friday.
- Não ter um objetivo (ausência de planejamento)
- Promoção maquiada (perca de credibilidade)
- Não treinar os vendedores – a pior coisa para o cliente será ouvir de imediato as perguntas: “Posso ajudá-lo? Deseja alguma coisa?” Os seus atendentes ou vendedores devem ter a sensibilidade para perceber quando o cliente procura algo e está em dúvida somente pelo olhar, e então dirigir-se a ele para tentar ajudá-lo. Também devem ser treinados para serem simpáticos, mesmo que o cliente queira alguma outra informação que não esteja relacionada diretamente à venda. O importante é que este cliente saia de sua loja com a sensação de que vale a pena voltar.
- Não controlar dados – avaliar a lucratividade é crucial para descobrir a real viabilidade de participar do evento
- Focar apenas na “queima de estoque” é um tiro no pé. Os clientes só comprarão algo que eles desejam muito!
- Esquecer a renovação: a pior coisa para quem frequenta periodicamente uma loja é se deparar com a mesmice. Por isso, renove a disposição dos seus produtos, sua vitrine e até mesmo o uniforme do pessoal.
Confira o vídeo na íntegra:
Saiba mais sobre este assunto, acessando o site da CBN Grandes Lagos e ouça o podcast que gravamos com este tema para o Inova CBN.