Instagram ou Facebook para empresas? Qual o melhor para você divulgar seu negócio?
Instagram ou Facebook? Confira esta análise completa e descubra quais as vantagens e desvantagens de cada um e qual a melhor rede social para você divulgar o seu negócio e vender seus produtos ou serviços na internet.
A importância das redes sociais para o seu negócio
Segundo o Digital in 2018 Global Overview, um estudo realizado pela We are social e Hootsuite, o Brasil é o 2º país que passa mais horas na internet e que mais usa as redes sociais.
Em média, os brasileiros acessam a internet pelo celular durante 4h21m. Desse tempo, 3h39m são gastos nas redes sociais.
Logo, esses números comprovam a importância das redes sociais para as estratégias de divulgação, vendas e expansão do seu negócio.
Dessa forma, levando a sua empresa para esses canais e criando conteúdos relevantes para o seu público-alvo, você pode alcançar potenciais clientes, expandir a sua divulgação e aumentar as suas vendas.
No entanto, não basta simplesmente estar presente nas redes sociais. É importante você ter foco naquilo que vai te trazer resultados.
Logo, você precisa traçar estratégias, ter consistência e objetivos definidos e criar conteúdos de relevância para o seu público-alvo.
Então, antes de mais nada, você precisa descobrir onde estão as pessoas que vão comprar de você, no Instagram ou Facebook, e entender qual a melhor para sua empresa.
Dados Importantes do Instagram para o seu negócio
O Instagram foi lançado em 2010 e, atualmente, é considerado a rede social que mais cresce no mundo e conta com mais de 1 bilhão de usuários.
E o Brasil é responsável por grande parcela desse crescimento. Perdendo apenas para os Estados Unidos, somos o 2º país com mais usuários na rede social.
Além disso, segundo informações divulgadas pelo Instagram Business, 85% dos usuários estão seguindo um perfil comercial.
Esses dados mostram que as pessoas estão no Instagram para interagir, postar fotos e vídeos e também para comprar e conferir novidades, produtos e serviços das empresas.
Outra grande vantagem do Instagram são os Stories, as hashtags, os directs e localizações.
Essas funcionalidades facilitam que o seu público-alvo encontre o seu perfil, entre em contato e interaja com você.
Também, com o crescimento dessa rede social, surgiram ferramentas para Instagram que te ajudam a conquistar mais clientes e a divulgar o seu negócio de forma automática.
O que você precisa saber do Facebook
O Facebook foi lançado em 2004, então, por ser uma rede social com mais tempo, ela ganha em número de usuários, contando com mais de 2 bilhões.
No entanto, em 2018, o Facebook anunciou uma grande mudança em seus algoritmos, o que contribuiu para a migração dos usuários para o Instagram.
Nas redes sociais, seja no Instagram ou Facebook, os algoritmos são os responsáveis por decidir a prioridade e relevância dos conteúdos e anúncios, o que será mostrado ou não no feed de notícias.
Dessa forma, o Facebook passou a favorecer postagens de amigos, familiares e grupos, diminuindo o alcance e o engajamento das postagens de marcas e empresas.
Com isso, o Facebook quer incentivar as empresas a investirem em anúncios para que elas obtenham resultados e alcancem o seu público-alvo na rede social.
Em suma, isso significa que para você divulgar o seu negócio no Facebook, você precisará investir mais tempo e dinheiro.
Apesar disso, é importante você criar a sua fanpage no Facebook, pois é um meio a mais de você ser encontrado pelos seus potenciais clientes na internet.
Além disso, existem formas de você vincular a sua conta do Instagram com o seu Facebook. Dessa forma, você pode postar o mesmo conteúdo nas duas redes sociais, economizando tempo.
Seu público-alvo está no Instagram ou Facebook?
Porém, antes de decidir entre o Instagram ou Facebook, você também precisa levar em conta o comportamento do seu público-alvo.
Onde a maior parte do seu público-alvo se encontra?
Faça uma pesquisa, estude os resultados e veja o que faz mais sentido para o seu negócio.
Afinal de contas, você precisa investir o seu tempo naquilo que vai te trazer resultados.
Você pode vender mais no Instagram ou Facebook?
Um estudo realizado pela plataforma e-commerce, Nuvem Shop, mostrou que, em novembro e dezembro de 2018, 70% das ações que viraram negócios concretos vieram do Instagram e apenas 27% do Facebook.
Isso não chega a ser uma surpresa quando pensamos no crescimento exponencial do Instagram e a oportunidade de crescer nesta rede social sem precisar fazer anúncios.
Além disso, há também o fator da interação e do engajamento.
Mesmo tendo um público menor em relação ao Facebook, em questão de engajamento, o Instagram também se destaca.
Os usuários do Instagram são mais ativos e interagem mais com os conteúdos, compartilhando, curtindo, comentando e seguindo.
Como resultado disso, as empresas começam a migrar seus investimentos para o Instagram.
Além disso, o Instagram é um canal feito por conteúdos visuais e funciona como uma vitrine do seu negócio.
Dessa forma, você pode expor os seus produtos de forma criativa e única, atraindo a atenção de mais clientes.
Como crescer no Instagram e conquistar mais potenciais clientes?
Para você alcançar as pessoas certas e impulsionar a sua divulgação, você também pode contar com a ajuda de ferramentas exclusivas para o Instagram, como o Instaeasy.
Com o Instaeasy, você decide quem é o seu público-alvo e interage de forma automática.
Então você vai seguir perfis e curtir postagens das pessoas que tem o potencial para comprar de você e também vai enviar mensagens de boas-vindas automáticas.
Você já pode começar a obter resultados melhores no seu negócio pelo Instagram, entenda como funciona o Instaeasy e como você pode testar a ferramenta com risco zero: