O que é Instagram e Como Você pode Usar para Divulgar seu Negócio?
Depois de descobrir o que é Instagram, você vai revolucionar a forma como você divulga o seu negócio e conquistar mais clientes!
O que é Instagram?
O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos.
É um aplicativo que permite que você tire e poste fotos e vídeos, podendo aplicar filtros e efeito especiais e também compartilhar em outras redes sociais, como o Facebook.
Você pode encontrar o Instagram nas principais lojas de aplicativos, como na Apple Store e na PlayStore.
Além da possibilidade de tirar fotos, filmar e postar, o Instagram tem outras funções e características que fizeram com que ela se tornasse a rede social que mais cresce no mundo.
Qual é a História por Trás do Instagram?
Agora que você já sabe o que é o Instagram, você precisa entender alguns fatos e a história por trás dessa rede social.
Atualmente considerada a rede social que mais cresce no mundo.
O Instagram foi fundado em 2010 pelo brasileiro Mike Krieger e pelo americano Kevin Systrom.
Em um ano de existência, o Instagram bateu a marca de 10 milhões de usuários e a empresa possuía apenas 6 funcionários.
Em junho de 2018, eles alcançaram a marca histórica de 1 bilhão de usuários ativos e consagrando-se, assim, como a rede social que mais cresce no mundo!
Além disso, o Brasil é considerado o 3º país do mundo que mais usa o Instagram, com mais de 63 milhões de usuários brasileiros na plataforma.
Segundo o Social Media Trends 2018, o Instagram é a segunda rede social mais usada no Brasil e a que apresenta maior crescimento.
Em 2012, após o lançamento do aplicativo pro Android, o Instagram foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares…
DICA: Descubra os Segredos sobre o que é Instagram:
Se você quer saber mais sobre a História e sobre o que é o Instagram por trás e como foi a trajetória de sucesso dessa rede social e de seus fundadores, recomendamos a leitura do livro O clique de um bilhão de dólares.
Neste livro, você descobrirá como é o ambiente de empreendedorismo do Vale do Sílicio.
O Vale é o local de maior concentração de startups e alta tecnologia nos Estados Unidos.
Além disso, você também descobrirá como foi a negociação do Instagram com o Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.
Quais as Principais Funções e Recursos do Instagram?
Além de entender o que é Instagram, você também precisa conhecer as principais funções e recursos da plataforma.
Assim você começa com o pé direito e já obtém resultados que vão realmente impactar o seu negócio:
Biografia
A biografia, conhecida também como “Bio”, é a descrição do seu perfil e fica visível para todos os usuários que visitam o seu Instagram.
Por isso é de extrema importância ter uma bio direta e clara, que transmita as principais informações do seu negócio.
Link na Bio
A Biografia é um dos únicos lugares do Instagram onde é possível inserir um Link clicável.
Então você deve usar o espaço “Website” de forma estratégica, colocando Links que vão chamar a atenção dos seus potenciais clientes e levá-los ao seu site de vendas, Facebook, etc.
Feed
O feed do Instagram é o espaço onde você tem acesso às postagens e atualizações.
Assim, sempre que você postar um novo conteúdo ele aparecerá no feed dos seus seguidores.
Da mesma forma, sempre que as pessoas que você segue postarem, você poderá ver no seu feed.
É por meio do feed que as pessoas se mantêm conectadas e atualizadas no Instagram!
Para ter um perfil que realmente obtém resultados, você deve entender como o feed do Instagram funciona e trabalhar em cima dos fatores que influenciam o engajamento e os conteúdos.
Stories
Atualmente, o Stories é uma das principais funções do Instagram e também um dos mais populares.
Segundo dados internos da plataforma, mais de 400 milhões de contas usam o Stories todos os dias.
O Stories permite que você crie conteúdos curtos, vídeos ou fotos, que ficam disponíveis apenas por 24 horas.
Por meio do Stories, você pode contar histórias poderosas usando os recursos disponíveis.
Dessa forma, você chama a atenção do seu público e o conquista de forma criativa e envolvente.
Link no Stories
O Stories também é um dos únicos espaços onde o Instagram permite inserir um Link clicável.
Quando o Stories possui um link, ele fica disponível na parte debaixo.
Assim, para que os seguidores consigam acessar o link, eles precisam clicar e arrastar o dedo para cima no Stories. Com isso, o Link no Stories também como “Arrasta para cima”.
Porém, o Link no Stories está disponível apenas para usuários que usam o perfil comercial e possuem mais de 10 mil seguidores no Instagram.
Direct – Mensagem Direta
O “Direct” do Instagram é o recurso que você usa para enviar mensagens de textos, vídeos ou fotos para uma ou mais pessoas na rede social.
Por meio do Direct, você pode conversar de forma privada com uma pessoa ou também com grupos.
É um ponto de contato indispensável para os negócios, pois permite uma comunicação mais pessoal e direta com potenciais clientes.
Por que Você deve usar o Instagram para Divulgar o seu Negócio?
O Instagram, muito além de uma rede social para compartilhar fotos e vídeos, também se tornou um local de aproximação.
Por meio do Instagram, você cria conteúdos mais autênticos e criativos.
Dessa forma, você faz com que seus potenciais clientes se conectem e se aproximem do seu negócio.
E no mundo dos negócios, a decisão de compra das pessoas se faz pela emoção.
E com conteúdos e com recursos como os Stories do Instagram você pode explorar isso, expandir a divulgação do seu negócio, conquistar novos clientes e se aproximar deles cada vez mais.
Em 2016, o Instagram notou que o número de empresas e pessoas que estavam no Instagram para vender produtos e serviços era crescente.
Então os desenvolvedores realizaram uma pesquisa com esse público e descobriram o que eles buscavam no Instagram:
- Melhorar a visibilidade na rede social;
- Atrair mais potenciais clientes;
- Conseguir mensurar os dados.
Após esse estudo e análise, eles lançaram o Perfil Comercial para diferenciar os perfis de empresas e dos profissionais.
O perfil comercial está disponível gratuitamente para você, basta ativá-lo nas configurações do seu perfil.
Assim você já pode começar a vender pelo Instagram e obter resultados para o seu negócio!
Descubra Como Começar a Vender no Instagram: 3 Passos para sair do “Zero” e Vender Todo Dia
Agora que você já descobriu o que é Instagram, não perca tempo para começar a divulgar o seu negócio na rede social que mais cresce no mundo!