O Marketing nas redes sociais tem formado muitos profissionais preocupados com tendências. Manter-se atualizado, em um mundo de novidades imediatas, é fundamental para alcançar o sucesso. Em 2020 não vai ser diferente! Acompanhar as tendências significa não ficar para trás. 

Por isso, para te ajudar, separamos algumas tendências para marketing nas redes sociais em 2020 que você não pode ignorar!

Domínio Contínuo das redes “Big 5”

marketing nas redes sociais

As especulações sobre o declínio do Facebook como o “rei das mídias sociais” continuará em 2020. A falta de privacidade dos dados foi (e ainda é) determinante para a debandada dos usuários. O motivo foi apontado por uma pesquisa  feita pela Cambridge Analytica que analisou a rede rede “Big 5”. Esta rede reúne Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e o LinkedIn, as maiores redes sociais do mundo. A partir das análise feitas, o estudo alerta: as redes menores não devem ser ignoradas! E elas estão a cada dia ganhando mais força, por exemplo. 

O TikTok foi o aplicativo de mídia social mais baixado em 2019. O Snapchat também teve um ano forte, com 13 milhões de novos usuários apenas no segundo semestre, por exemplo. Tudo depende de onde seus clientes estão. Se seu monitoramento indicar o comportamento de migração para redes menores, aposte nelas!

As plataformas menores têm potencial, e ainda existe a possibilidade do surgimento de novas redes, por exemplo. No entanto, o estudo da Cambridge deixa claro que as redes “Big 5” ainda reinam. Investir nelas é garantia que você tenha sucesso.

E-commerce Social – alavancando as vendas nas Lojas das Redes Sociais

A mídia social não é simplesmente um fórum on-line para conversar, navegar e compartilhar – é também um lugar de compras. As plataformas estão se esforçando para evoluir para mercados completos, com interessantes recursos para compras.

A estreia do Instagram Shopping causou grande impacto em 2018 e continuará a desempenhar um papel importante na revolução do comércio eletrônico, em 2020. Outras plataformas, no entanto, também estão fazendo notáveis avanços, por exemplo.  

Em 2019, o Pinterest anunciou o lançamento de uma variedade de recursos de compras, incluindo catálogos, anúncios, ferramentas de pesquisa e recomendações de compras personalizadas.

O TikTok também está testando links de comércio eletrônico nas postagens. Além disso, determinados perfis também poderão vincular postagens ao site da Amazon.

O Snapchat está integrando ainda mais o comércio eletrônico, permitindo que contas criem uma loja dentro do aplicativo. A opção de pagamento dentro da plataforma já está sendo testada nas contas dos Estados Unidos. O Instagram também anunciou sua nova ferramenta de checkout, que permite que os usuários concluam uma compra sem sair do aplicativo. Esse recurso é também em beta, mas os dois exemplos são evidências de que, no futuro, lojas de aplicativos e checkouts nativos podem ser padrão em todas as principais plataformas.

SEO Social

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Muitas pessoas questionam a influência das redes sociais quando o assunto é o posicionamento da página nas buscas orgânicas, leia-se Google. O debate é tema de muitas rodas de conversa entre os profissionais de marketing acostumados a trabalhar com SEO.

O fato é que a otimização de pesquisa agora se estende além do Google.  As mídias sociais Mídias sociais e SEO estão cada vez mais entrelaçados e marcas que entenderem isso terão uma vantagem em 2020.

Assim, enquanto o SEO tradicional é construído em torno de palavras-chave, por exemplo, os mesmos princípios estão agora sendo aplicado ao Social Media Optimization (SMO) na forma de hashtags, palavras-chave e frases populares. E, consequentemente, o aumento do envolvimento do seu público.

Embora o Google não considere oficialmente os sinais sociais (comentários, curtidas e compratilhamentos) no ranqueamento, por exemplo, especialistas defendem que as redes sociais possuem relevância no ranqueamento de um site, indexando a página e a posicionando nos resultados de busca,  baseando-se em pesquisas que comprovam essa afirmação.

O SEO melhora o posicionamento do site. Ele faz com que o internauta tenha acesso ao conteúdo do seu site, por exemplo. No universo das redes sociais, as estratégias são bem parecidas. Uma vantagem das redes é a criação de uma relação mais próxima com os usuários.  Para algumas marcas, por exemplo, a rede social é uma fonte igualmente valiosa de novos leads e receita, fazendo da “SEO social” uma sábia prioridade em 2020.

Marketing nas Redes Sociais em tempo real

Os consumidores preferem conteúdo ao vivo, os especialistas em marketing nas redes sociais entenderam isso.  Na era digital “sempre ligada”, as pessoas mudam em uma velocidade incrível. Um terço dos consumidores espera uma resposta dentro de 30 minutos, via redes sociais. Mas essa hiperconectividade rápida vai muito além do suporte ao cliente. 

O streaming de videogame é muito popular, por exemplo. Em 2019, os jogadores gastaram cerca de 3.77 bilhões de horas assistindo outros jogadores. Agora existem muitos jogos ao vivo plataformas, com o Twitch, líder de mercado.

Os consumidores adoram conteúdo criado por outros consumidores. É por isso que existem influenciadores! O vídeo ao vivo também está explodindo em termos de popularidade e funcionalidade, por exemplo. Hoje, vemos recursos de vídeo ao vivo no Facebook, Instagram, Snapchat, TikTok e outros.

Para o marketing nas redes sociais, o público é cativado por conteúdo em tempo real. 80% preferem assistir a um vídeo ao em vezde ler um blog, por exemplo.  A China é o primeiro país do mundo a oferecer o “live stream shopping”, que combina elementos do comércio eletrônico, influenciadores, vídeo ao vivo e entretenimento. Os comerciantes tiveram resultados notáveis com esta técnica, que representou para 7,5% do total de vendas no Alibaba’s (dia dos solteiros chinês).

Apesar dos avanços, o marketing em tempo real ainda engatinha. Por isso, quem adotar a prática agora sai na frente.

A vida depois do fim das curtidas

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Essa perda potencial de ‘curtidas’ faz parte de uma mudança em que sai a vaidade e entra a autenticidade. A decisão do Instagram, em ocultar o número de curtidas, segue uma prática que continuará sendo tendência em 2020: a experiência genuína do consumidor.

Especialistas em marketing nas redes sociais defendem que as marcas, para se adaptarem, estão cada vez mais focadas na experiência do usuário. Eles também acreditam que as mudanças do Instagram é, na verdade, um motivo para tornar a plataforma mais relevante para o usuário, por exemplo. Ele passa a compartilhar conteúdo que realmente acredita ter relevância, em vez de pensar apenas na quantidade de curtidas. 

No entanto, isso não deve afetar sua estratégia em 2020. As métricas de vaidade nunca devem ter um indicador primário de sucesso. Então, se o “likes” desapareceram, o melhor a fazer é simplesmente deixá-los ir.

Saiba mais sobre este assunto, acessando o site da CBN Grandes Lagos e ouça o podcast que gravamos com este tema para o Inova CBN.

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