O Instagram Shopping é uma ferramenta que mudou o jogo. É uma solução que permite, para as empresas, criarem uma loja dentro da própria rede social. Então, por exemplo, imagine que você tem uma loja de roupas. Ao colocar a foto de um vestido, pode colocar uma etiqueta virtual na peça, que leve diretamente para a compra. É uma forma de potencializar a ferramenta e transformá-la em um verdadeiro canal de vendas. Então, confira o post e entenda tudo o que você precisa saber sobre o Instagram Shopping.

O que é o Instagram Shopping?

O objetivo da ferramenta é bem claro: facilitar a venda, tanto para os negócios quanto para o cliente. Uma empresa não tem mais trabalho para marcar um produto do que para marcar uma pessoa em uma foto.

Por outro lado, o cliente pode imediatamente ver o nome ou o preço do item, fazendo com que a compra seja orgânica. Isso é um sucesso enorme, por ser algo que acontece de forma natural.

O Facebook não é uma das empresas mais ricas do mundo à toa. Da mesma forma que os posts patrocinados impulsionaram os anúncios no Facebook, o Instagram Shopping aproveita a naturalidade do Insta para aumentar o volume de vendas.

O caminho é aproveitar o hábito que o público já tem de usar a rede para descobrir e compartilhar fotos. Então, como o Instagram é uma grande vitrine, não existe nada mais natural do que dar o próximo passo e usar o canal de venda.

As empresas já começam a usar esta ferramenta para alavancar as vendas, seja criando visuais diferentes ou até mesmo usando o público como canal, com conteúdos dos usuários, o objetivo é ajudar as outras pessoas a terem uma noção da experiência mais real.

Uma das grandes dificuldades de vender pelo celular é uma possível complexidade no processo. Então, quanto mais trabalho isso der para o cliente, maior é a chance de a venda ser abandonada.

O Instagram shopping remove mais um passo que complica a ação de compra do cliente.

Ou seja, o processo de compra fica mais fácil, simples e natural. Dentro de cada foto no feed, você pode etiquetar até 5 produtos.

Como usar bem o Instagram Shopping?

Enquanto isso certamente é uma ótima ferramenta, não passa disso. Ou seja, é preciso que as lojas saibam usá-las para gerar mais venda dentro do Instagram.

É preciso se atentar ao básico do post, como a qualidade da imagem, a legenda, assim como a seu perfil e sua Bio do Instagram. Além disso, existem ótimas dicas que ajudam a potencializar a ferramenta.

Primeiramente, você pode variar os formatos. Como dito acima, é possível destacar até 5 produtos por fotos no feed, mas os outros formatos também são poderosos. O carrossel, por exemplo, é uma ótima forma de mostrar os produtos de maneira individual, com um por foto, ou colocar um volume maior, já que podem ser etiquetados 20 peças.

Os stories também são uma ferramenta bem poderosa e um dos maiores destaques do Instagram. Portanto, você pode usar esta opção para avisar que a funcionalidade está sendo usada, ou etiquetar os produtos diretamente nos stories, ilustrando facilmente o seu uso. É uma forma ainda mais orgânica e natural de divulgar os produtos.

Quanto aos posts em si, é importante que não fujam da estética das suas fotos naturais. É difícil criar uma “marca” e um estilo dentro da rede, e para ser ainda mais efetivo, os posts com etiquetas devem ser bem trabalhados, para que sejam reconhecidos imediatamente como seus.

Mais uma dica boa é em relação ao espaçamento entre as etiquetas. É preciso evitar ao máximo que fiquem muito próximas umas às outras, para não dificultar o processo para o usuário. Por isso é tão importante trabalhar as imagens.

Do ponto de vista mais técnico, vale a pena sempre conferir e garantir que as tags estão indo para o produto certo. Um erro pode resultar em uma experiência ruim para o usuário que pode se refletir na sua marca, além de fazer com que você possa perder vendas.

Instagram Shopping Exemplo
Instagram Shopping Exemplo

Combinando o Instagram Shopping com o Instagram Insights

Outra grande vantagem do Instagram Shopping é que é possível ter um processo de mensuração e acompanhamento de resultados bem robusto. Ou seja, é preciso garantir que o público interaja com seus posts para que você faça vendas.

Portanto, comece devagar e não use esta funcionalidade em todos os posts. Garanta que a sua audiência está preparada e irá interagir bem com a novidade. Por exemplo, confira como é a interação com os seus posts antes e depois de implementar o shopping.

Em seguida, você pode começar a testar diversos formatos diferentes até encontrar o que funciona melhor para a sua marca. É difícil “adivinhar” o que irá dar certo, por isso, é tão importante ter informações precisas sobre o comportamento do público e ir testando.

Por fim, resta apenas entender o que acontece com o usuário uma vez que ele clica no post. Atualmente, existem duas opções. Uma é direcionar para um site externo, como a página própria da sua marca. Porém, recentemente, o Instagram criou uma funcionalidade de comprar diretamente pelo catálogo dentro do aplicativo, o que significa que o usuário nem mesmo precisa deixá-lo. (Este recurso ainda está em teste pelo Instagram).

O Instagram Shopping é uma incrível novidade para as marcas, especialmente as pequenas, que vendem diretamente pela rede social.

É uma forma de aumentar as vendas e o engajamento com os fãs, facilitar a experiência de navegação e de compra, o que resulta em um volume maior de produtos vendidos.

Assim, você cria uma verdadeira vitrine com produtos que interessam ao seu público-alvo. Afinal, se eles não se interessassem pelo seu produto ou marca, não iriam seguir seu perfil. Além disso, graças às ferramentas de compartilhamento, você tem um crescimento no alcance orgânico das publicações.

Como começar a usar o Instagram Shopping?

Para começar a usar o Instagram Shopping, basta linkar o seu perfil do Instagram com um catálogo do Facebook, que irá manter os seus produtos disponíveis na sua Loja. Isso pode ser feito adicionando uma opção de “shop” na página do Facebook, ou usar um catálogo direto no business manager da rede.

Uma vez que você fizer isso, o Instagram irá verificar a sua conta, e seus produtos, e uma vez que você seja aprovado, já pode começar a usar. Para isso, sempre que for postar uma foto, como normalmente, adicione os filtros e adicione as etiquetas da mesma forma como iria “tagear” uma pessoa na foto.

E isso é tudo que você precisa saber sobre o Instagram Shopping. Se quiser ficar ainda mais por dentro e conhecer outras dicas veja nosso vídeo sobre o assunto no Youtube.

 

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