Marketing Tradicional vs Inbound Marketing.
Você já se irritou com aquela atendente de telemarketing te ligando para oferecer serviços que você nem sequer tem interesse, ou então aqueles panfletos que colocam no seu carro, que só servem para juntar lixo? Esse é o marketing tradicional, e como talvez você já tenha percebido, esse tipo de ação já está ficando ultrapassada.
Ele foca em exibir sua mensagem para o maior número de pessoas, sem se importar se elas têm interesse no que você vende ou não.
Mas na internet todo esse esforço pra mostrar o seu produto para o maior número de pessoas, muitas vezes não é necessário, já que você tem o poder de chegar diretamente na pessoa que tem potencial para comprar de você.
É aí que entra o Inbound Marketing, que é uma metodologia de marketing bem atual e comentada no momento.
O foco do Inbound é usar as ferramentas que temos a disposição na internet para Atrair, Converter, Fechar e Encantar seus potenciais clientes.
De forma resumida, fazer Inbound é criar um marketing que as pessoas gostam, dando poder e educando o seu potencial cliente.
As Etapas do Inbound Marketing no Instagram.
O Instagram se encaixa em todas essas etapas, praticamente todas as ferramentas dele tem um lugar na metodologia Inbound, que são Atrair, Converter, Fechar e Encantar!
1 – Atrair
A primeira parte do Inbound é atrair visitantes, pessoas que não te conhecem ainda, para que você mostre seu conteúdo para elas e transforme elas em potenciais clientes.
E para atrair essas pessoas, você precisa criar conteúdos que sejam interessantes para esse seu cliente em potencial.
Pense em postar coisas que ele vai gostar de ver, e que vão ajuda-lo de alguma maneira e assim despertar a atenção dessa pessoa em você.
2 – Converter
Depois que você já atraiu essa pessoa, chegou a hora de se relacionar e depois converter.
Algumas pessoas se tornam clientes rapidamente, outras podem demorar um pouco mais para serem convencidas.
Por isso é importante manter sua frequência de postagens lá no seu Instagram com conteúdo interessante para quem já te seguiu.
Quando um seguidor seu mostra interesse no seu produto ou serviço, ele se torna uma “lead”, que é seu cliente em potencial.
Ele pode fazer isso a partir de um contato por direct, um comentário ou até mesmo se inscrever na sua lista de email ou whatsapp.
3 – Fechar
Agora que essa pessoa demonstrou interesse no seu conteúdo, chegou a hora da verdade, é hora de vender pra ela.
Eu sempre digo para não fazer venda logo de cara, porque isso pode espantar um visitante que tem potencial para comprar de você.
E é por isso que esse é o estágio ideal para oferecer seu produto ou serviço.
Porque aqui você já construiu um relacionamento com seu cliente em potencial.
Ele já confia em você e te vê como uma autoridade ou especialista no assunto, então vai ficar muito mais fácil fazer essa venda.
Você pode utilizar canais como o Direct, Posts patrocinados direcionado para essa pessoa, estratégias de email e até o whats app para fazer essa venda.
4 – Encantar
Depois que você vendeu, acabou né? Objetivo cumprido, certo?
ERRADO!
Essa pessoa que comprou de você tem o potencial de atrair mais pessoas para fazer o mesmo ou até comprar novamente caso você tenha mais produtos para oferecer.
Quando você faz um “pós venda” bem feito, você tem o potencial de transformar essa pessoa em uma promotora do seu produto ou serviço
O Direct se encaixa perfeitamente nessa etapa, você pode usar ele para perguntar o que a pessoa está achando do seu produto ou serviço, tirar dúvidas e também dar dicas.
Mas não pense que Encantar seu cliente acontece só depois da venda.
Lembra que eu disse que Inbound é o marketing que as pessoas gostam?
Isso é porque você pode encantar essas pessoas em todas as etapas do Inbound.
Quando você se preocupa em entregar conteúdo que realmente ajuda seus seguidores, isso ocorre naturalmente.
Então sempre que for criar conteúdo, pense em como ele pode ajudar seu cliente em potencial, independente do estágio que ele estiver.