Como ser famoso no Instagram e inovar com a rede social? Esta é uma pergunta que muitos que se engajam na rede se fazem. Para ser famoso no Instagram é preciso se destacar em uma rede com mais de 800 milhões de usuários ativos no mundo. De acordo com a Social Media Trends 2018, só no Brasil ela é a segunda rede social mais usada, perdendo apenas para o Facebook. Para se destacar, o seu perfil precisa mostrar diferenciais como um feed organizado, por exemplo.

O Instagram também faz toda a diferença para o mundo dos negócios. É uma poderosa ferramenta de marketing, principalmente para o e-commerce.

Algorítimo como aliado para ser famoso no Instagram

Para alcançar a fama é simples: as pessoas que te seguem precisam interagir com suas postagens. No começo, esse alcance acontecia de forma cronológica, ou seja, os posts apareciam de acordo com a ordem de postagem. Isso mudou quando o Instagram lançou seu algoritmo, em 2016. A ideia era que as postagens de maior interesse de cada usuário aparecem em seus feeds.

O problema é que o algoritmo tem diminuído o alcance das postagens. O Facebook alega que esta medida visa aumentar a interação entre o perfil, gerando maior busca pelo engajamento. Na verdade, esta é uma jogada comercial para o Instagram ganhar dinheiro com anúncios pagos.

A hora é agora

 

Esse é o momento perfeito para investir tanto em e-commerce quanto no seu perfil do Instagram. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão é de aumento nas vendas de R$ 79,9 bilhões no setor, em 2019. Um aumento de 16%, em relação ao ano passado.

Com base nesses dados, escolhemos as melhores estratégias para aumentar seu alcance no Instagram. Siga estes passos e se prepare para ser famoso ou aumentar as vendas da sua loja virtual!

PASSO 01: CONHEÇA SEU PÚBLICO

Até para um perfil social, você tem que saber com quem está conversando. Comece estudando o mercado, conhecendo o seu público alvo e crie sua persona. Persona é seu consumidor final, o seu cliente desejado e serve para te auxiliar na produção de conteúdo da sua marca, pois você criará suas postagens direcionadas a ela.

Ao criá-la, dê nome, idade, família, rotina, e toda característica que crie um personagem que represente seu cliente final. Quanto mais detalhes sua persona tiver, mais seu conteúdo será efetivo.

Como conhecer: Se você tem um perfil comercial ou é criador de contéudo, pode ir até as Estatísticas do Seu Perfil e entender um pouco mais sobre quem te segue, por exemplo.

Você também pode utilizar as enquetes dos Stories para perguntar e conhecer um pouco mais sobre quem te segue e até cruzar com que já é seu cliente para entender se eles tem o mesmo perfil

PASSO 02: CRIE UMA IDENTIDADE VISUAL E POSTE COM FREQUÊNCIA

A identidade visual vai deixar seu perfil mais atrativo e, consequentemente, aumentar o engajamento e número de seguidores. Escolha uma paleta de cores para trabalhar sua identidade visual e use fotos de alta resolução. O Instagram é totalmente visual, por isso quanto mais organizado estiver seu perfil, mais atrativo ele será.

A frequência ideal de postagem é quanto mais melhor,. Para descobrir qual hora seu público interage melhor com seu perfil, acesse a ferramenta Insights disponível para contas comerciais e veja quais horários seu público engajam melhor com sua conta.

Abuse dos stories! A ferramenta é uma das funções mais importantes do Instagram. Utilize esse espaço para mostrar mais do dia a dia da sua empresa, criar promoções, realizar enquetes e criar proximidade com seus seguidores. Quanto mais próximo você for de seus seguidores, maior será sua conversão em vendas

Dica de Apps: Mojo App para criação de conteúdos interativos, canva.com para conteúdos de imagem incriveis.

PASSO 03: RESPONDA RÁPIDO QUALQUER INTERAÇÃO

Sempre que possível, responda os comentários e as mensagens enquanto eles ainda estão recentes. Quanto mais comentários no seu post em pouco tempo, mais o Instagram vai achá-lo interessante e quanto mais rápida for sua resposta maior será sua “taxa de resposta”.

Isso ajuda aumentar seu engajamento no Instagram.

PASSO 04: CONHEÇA AS FERRAMENTAS PARA EMPRESAS

Há pesquisas que revelam alto desempenho de lojas online no Instagram. 80% das contas seguem ao menos uma empresa e 70% das hashtags criadas na plataforma são de marcas! Ou seja, ter um bom perfil no Instagram dá credibilidade a sua marca, aumenta suas vendas e melhora o engajamento do público com sua empresa.

Mas atenção, a conta da sua empresa precisa estar no modo comercial! Assim, você terá acesso a informações importantes do seu público como gênero, faixa etária, localização e melhores horários de interação dos seus seguidores. Com esses dados é possível saber quais publicações estão tendo melhor desempenho, por exemplo.

Invista em anúncios! Se o seu perfil é comercial, uma poderosa ferramenta para sua empresa é o Instagram Ads. Anúncios patrocinados fazem seu perfil aparecer diretamente para seu público.

Também existem outras ferramentas externas para empresas, como o Instaeasy por exemplo que você consegue agendar seu conteúdo no Instagram e automatizar algumas ações para atrair mais pessoas.

Seja visto, seja lembrado!

Confira o vídeo na íntegra:

Saiba mais sobre este assunto, acessando o site da CBN Grandes Lagos e ouça o podcast que gravamos com este tema para o Inova CBN.

 

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