A Black Friday é uma tradição criada nos Estados Unidos. A data impulsiona o início do período de vendas natalinas e, por isso, é realizada na última semana de novembro. São descontos imbatíveis, alguns chegam até a 90%, por exemplo.

COMO TUDO COMEÇOU

A origem do nome é curiosa. Muitos dizem que surgiu nos anos 60,  quando a polícia do estado da Filadélfia chamou de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, pois havia muito tráfego de veículos nas ruas, gerando congestionamentos enormes. Só que isso acontecia porque a data abria o período de compras para o natal.

BLACK FRIDAY NO BRASIL – DEU CERTO?

black friday

O evento ganhou o mundo e o Black Friday passou a ser realizado em vários países, como Canadá, Austrália, Paraguai e Portugal. A data só chegou no Brasil em 2010, o que causou  um reboliço no mercado online. Naquele ano, dezenas de sites de compras ofereceram mega desconto aos internautas, por exemplo.

Os brasileiros logo se adaptaram ao Black Friday. Prova disso é que no ano de 2018, a data registrou alta de 24%, comparada a de 2017, por exemplo. É que aproximadamente R$ 4 bilhões foram movimentados no comércio online entre os dias 22 e 26 de novembro (períodos pré e pós data), isso de acordo com levantamento da consultoria Ebit/Nielsen.

Para 2019, é esperado um aumento de 18% no faturamento, de acordo com a previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e da Ebit/Nielsen. O foco este ano é na oferta de serviços, como a compra virtual e retirada na loja física, por exemplo. 

EXEMPLOS PARA SE INSPIRAR

A próxima edição da Black Friday vai acontecer no dia 29 de novembro. Só que, com a proximidade da data, as marcas já se preparam para um dia agitado de vendas. Muitas já estão realizando promoções relâmpagos, por exemplo.

A equipe de vendas do Google Brasil preparou um estudo listando alguns casos de sucesso da Black Friday na internet. O estudo destacou cinco exemplos que podem inspirar as marcas em novas ações esse ano:

Dafiti

Estratégia: a empresa criou ofertas para cada dia da semana da Black Friday, separadas por cores.

Resultado: a empresa teve um aumento de vendas não só no dia da Black Friday, mas durante toda a semana.

Ricardo Eletro

Estratégia: criação de vídeos bem-humorados sobre a pronúncia do termo Black Friday, além de veicular seu proprietário comparando suas promoções com as dos Estados Unidos, por exemplo. 

Resultado: A empresa conseguiu ganhar a simpatia dos consumidores, o que gerou tráfego para as lojas físicas. O crescimento de vendas foi acima do esperado.

Netshoes

Estratégia: a empresa criou o Sport Friday, focado em seu segmento de negócio. Ela ofereceu, além de itens com até 70% de desconto, a prestação de serviços como a personalização de produtos.

Resultado: a empresa dobrou o número de vendas para novos clientes e teve 60% a mais de tráfego em relação à edição anterior do evento. A procura pelos serviços de personalização cresceu 214% na data, comparando com as três sextas que antecederam a ação.

OQVestir

Estratégia: Foi construída uma landing page para a Black Friday, com diversas possibilidades de busca, para ajudar as clientes a encontrarem exatamente o que procuravam. O YouTube foi uma das plataformas mais ativadas para anunciar as promoções.

Resultado: O aumento foi excepcional, na casa de 700% de incremento, em relação ao ano anterior.

Mercado Livre

Estratégia: investimentos em Google Search e Google display, com foco nos preços, frete grátis e boas opções de parcelamento sem juros, por exemplo.

Resultado: aumento de 46% nas vendas em relação ao ano anterior.

DICA DE OURO

black friday

Se você quer entrar na Black Friday e não sabe por onde começar a divulgação do seu produto, a dica é: apenas comece! Não tenha medo. Utilize das estratégias de marketing digital que você mais domina, por exemplo. Separe um valor que poderá ser investido nos impulsionamentos corretos, pois assim terá grandes chances de aumentar o seu faturamento nesse período.

Não tenha dúvida, um bom relacionamento faz o cliente voltar a comprar de você, isso até mesmo quando seu produto estiver sem o desconto. Acredite!

E você? Já tem o seu planejamento para a Black Friday?

Confira o vídeo na íntegra:

Saiba mais sobre este assunto, acessando o site da CBN Grandes Lagos e ouça o podcast que gravamos com este tema para o Inova CBN.

 

Comentários

Artigos Relacionados