AMAZON PRIME NO BRASIL: ATAQUE CERTEIRO

AMAZON PRIME: A TRILIONÁRIA CHEGOU!

Em Outubro, a multinacional do comércio eletrônico Amazon completa um mês de chegada da Amazon Prime no Brasil.  Em 1994, A amazon foi criada por Jeff Bezos nos Estados Unidos e, de lá pra cá, a empresa tornou-se gigante. Em 2018, por exemplo, atingiu US$ 1 trilhão de valor de mercado, ultrapassando a Microsoft. Com a façanha, a empresa chegou ao mesmo patamar da Apple (primeira no mundo a atingir a cifra trilionária).

Os dados do relatório Brand Finance mostram ainda um crescimento de 24,6% da Amazon em 2019. O sucesso elevaou o valor da empresa de Bezos para a incrível marca de US$187,9 bilhões.

AMAZON NO BRASIL

A Amazon chegou no país em 2012 e sempre procurou manter-se discreta no mercado, sem muita publicidade, por exemplo. No começo apenas livros e o Kindle (leitor digital) eram comercializados aqui. Cinco anos depois, em 2017, as pequenas empresas começaram a utilizar a plataforma para realizar vendas. Em 2019 a proposta é dominar o comércio eletrônico tupiniquim, atacando o mercado eletroeletrônico, por exemplo. 

Como estratégia, primeiro foi inaugurado um centro de distribuição na cidade de Barueri, na grande São Paulo. De lá são entregues os livros. Já a segunda unidade foi recém-inaugurada em Cajamar, também em São Paulo. De onde sairão outros itens como eletroeletrônicos, ferramentas, brinquedos, dentre outros. 

2019: O ATAQUE

Sem criar alardes, de uma hora para outra a Amazon decidiu liderar o comércio eletrônico no país. Uma realidade ainda distante, mas a empresa caminha a passos largos.  

Frete grátis, assinatura que garante a liberação de todos serviços oferecidos pela empresa, streaming de vídeo com produção nacional, por exemplo, formam um bombardeio de novidades que foram um verdadeiro ataque aos concorrentes. Aqui no país, quem já assinava algum outro produto da Amazon migrou automaticamente para o Amazon Prime. 

O IMPACTO NOS CONCORRENTES

No dia em que a Amazon Prime foi lançada no Brasil, por exemplo, as ações de empresas concorrentes, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Submarino e Americanas, caíram mais de 5% na Bolsa de Valores de São Paulo. A reação foi rápida! 

A primeira empresa a contra atacar foi o Magazine Luiza, por exemplo. Para isso, até dezembro, a rede vai isentar dos parceiros fretes de até R$ 80. A isenção vale apenas para compras que superem o valor de R$ 99. 

AÇÃO ESTRATÉGICA

Mesmo com o Black Friday batendo a porta, a Amazon já divulgou a intenção de criar uma nova data para compras e criar o Prime Day. A data especial  já existe em outros países, quando promoções e descontos generosos entorpecem até os clientes menos fiéis. O Prime Day é a principal fonte de lucro da empresa, rendendo mais que a Black Friday ou o Natal, por exemplo. 

O FUTURO

Ousadia é a marca da Amazon no Brasil, com o lançamento da linha Prime, por exemplo. As ações da empresa devem incomodar ainda mais a concorrência, principalmente na região Sudeste, por conta da logística e proximidade com os centros de distribuição.

O fato é que a investida da Amazon no mercado brasileiro já gerou uma avalanche de investimentos do setor. Só que as concorrentes se desdobram para gerar melhorias nos serviços e criar diferenciais para fazer frente aos planos de expansão da companhia de Bezos no Brasil. 

Investir no formato de lançamento do serviço de assinatura, por exemplo, foi o tiro certeiro da Amazon e tem se revelado essencial para o crescimento da empresa no país.

Confira na íntegra:

Saiba mais sobre este assunto, acesso o site da CBN Grandes Lagos e ouça o podcast que gravamos com este tema para o Inova CBN.

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